segunda-feira, 3 de maio de 2010

Passo a passo para trocar a resistência do chuveiro


1. Se a água do seu chuveiro elétrico não está mais esquentando verifique, em primeiro lugar, se não é um problema no disjuntor ou na parte elétrica de sua residência. Vá até o quadro de força e verifique se o disjuntor caiu por excesso de carga (ver matéria Reparos Elétricos - Conceitos Básicos). Em caso afirmativo, ligue-o novamente e teste o chuveiro. Se, ainda assim, a água não esquentar, verifique novamente o disjuntor. Se ele estiver desarmado é sinal de sobrecarga na instalação elétrica. Nesse caso, procure a ajuda de um profissional.

2. Se o disjuntor não estiver desarmado, deve-se verificar se a resistência do chuveiro queimou. Antes de mais nada, desligue a chave (ou disjuntor) geral (localizado no quadro de disjuntores) antes de tirar a tomada do chuveiro da parede (quando houver). Lembre-se que é muito perigoso tomar choques neste tipo de instalação que, em geral, é de alta resistência.

3. Para trocar a resistência, você tem que ter em mãos a resistência adequada ao seu tipo de chuveiro elétrico. Além disso, você vai precisar de uma chave de fenda, uma escova de dentes velha (para a limpeza), fita isolante e fita de vedação. Consulte também o manual de instruções de seu aparelho, seguindo os procedimentos indicados.

4. Depois de desligar a chave geral no seu quadro de força e tirar a tomada do chuveiro da parede, inicie a desmontagem da ducha. As de plástico são mais fáceis: basta desenroscar a parte de baixo, também chamada de espalhador da ducha.

5. Troque a resistência: substitua a queimada pela resistência nova. Siga sempre as instruções do fabricante, discriminadas na embalagem.

6. Aproveite para limpar o espalhador. Com a escova de dentes, limpe suas partes interna e externa e enxagüe em água corrente. Atenção: não utilize objetos pontiagudos que possam alterar o diâmetro dos furos, nem produtos abrasivos.

7. Para montar o chuveiro novamente, encaixe a parte que você retirou e aparafuse bem. É importante não deixar folgas para não ocorrer vazamento.

8. Antes de religar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por um ou dois minutos. Assim, você garante a água de reserva necessária no bojo do chuveiro. Verifique se não há vazamentos por má vedação.

9. Só então, religue a chave geral do quadro de força (ou de disjuntores, dependendo da instalação elétrica de sua residência).

10. Se tiver dúvidas sobre como proceder, e para sua segurança, procure um profissional qualificado para executar a troca da resistência. Se você não conhece um bombeiro-eletricista, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do eletricista escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário